Compartilhe:

[Já aviso que o texto é longo. Agradeço a leitura até o fim, de mente e coração abertos. Busquei respeitar e espero o mesmo, portanto, ódio não cabe aqui.]

São alguns meses querendo, mas evitando escrever. E tem sido bem difícil evitar essa minha paixão, sobretudo quando você vê que não existe interesse real em ler, pensar e refletir, mas, em combater, sufocar e impor – não importam os meios. Quem me conhece há algum tempo sabe como eu penso, como eu sou e o que eu acho das coisas. Eu nunca escondi e nunca tive medo de dizer, embora reconheça minha própria truculência às vezes quando, apaixonado, defendo um ponto.

Mas algumas coisas nessa vida não simples questão de opinião, muito menos de isenção.

Meu falecido avô, Sr. Oswaldo Ramos, pai da minha mãe, foi político a vida toda (do PMDB, pasmem). Ele viveu (e basicamente morreu) por isso, pela pequena vila que ele ajudou a transformar em cidade, pra levar educação pra gente pobre daquela vila, buscando as crianças no meio do nada, de carroça, pra trazê-las pra escola, porque tinha isso no sangue, porque tinha ideais e pensava além do chapéu dele. Cresci nesse meio e por diversas vezes estive por perto quando ele recebia seus aliados, adversários, os interesseiros, os admiradores, ali no quintal dele, embaixo da parreira, sempre com o cigarro de palha na boca e discutia as coisas da vida da mesma maneira com todos. Eu era muito pequeno, é verdade, mas alguma coisa ali eu certamente absorvi e guardei.

Minha mãe, por sua vez, obviamente partilhou mais ainda dessa vida política e intensa e tornou-se uma das pessoas mais interessadas e consumidora de informações que eu conheço e, consequentemente, outra influência capital durante meu amadurecimento enquanto pessoa. Os primeiros jornais que li, os primeiros programas de rádio, os primeiros assuntos que discuti vinham sempre de indicações dela (ou de coisas que ela mesma ouvia e eu por osmose passei a vida ouvindo) e, mesmo que hoje tenhamos diferenças fundamentais em algumas coisas, ela sempre será um dos meus principais modelos de debate e busca por conhecimento.

Depois, aborrecentes, é comum buscarmos nossa afirmação como “ser-pensante-e-opinador” de alguma maneira e, basicamente, saímos em busca de ídolos ao nosso redor. Gente que entendemos saberem mais que nós passam a ser modelos e, sem perceber, começamos a repetir suas próprias visões e argumentos. Porém, tudo aquilo que foi absorvido e está crescendo dentro da sua alma desde sempre ou se conflita com seus novos ídolos ou se alinha – e é nesse momento que você entende suas verdades, seus ideais e, com sorte, percebe que o mundo não é você.

E já são décadas tentando digerir esse caos – a política, a sociedade, pra mim, não começaram com textões cheios de fatos genéricos e que só servem pra provar meus pontos em redes sociais, muito menos ~militando~ em 2013, na Paulista. Mesmo buscando beber de todas as fontes que eu pudesse, foi muito, mas muito difícil entender que a vida é plural, multifacetada e complexa. É difícil também, ainda mais pra mim, admitir que não sou dono da verdade, mas, apesar de não ter interesse algum em tentar te convencer, eu não posso simplesmente abaixar a cabeça e admitir a superficialidade e fragilidade do que – com muita dor, de verdade – li, vi e ouvi nos últimos anos.

Nesse ponto do texto, certamente você já começou a entender pra onde vai essa ladainha e está me chamando de alguma coisa teoricamente ofensiva, em dúvida se essas idéias são minhas mesmo ou se são fruto de algum tipo de lavagem cerebral que eu sofri, acertei? Comunista de iPhone, petralha, esquerdopata e socialista de caviar passam pela sua cabeça, aposto. Deve, também, estar pensando que estou sendo pago, que só quero surfar algum tipo de onda populista ou, ainda, que minha hipocrisia não tem tamanho porque certamente é muito fácil esse idealismo (afinal, ideologia só existe no lado oposto ao seu) por detrás de um notebook. Não condeno, mas peço que siga lendo – continuo sem garantir que você vai gostar, no entanto.

Eu não faço parte de nenhuma minoria, muito pelo contrário. Sempre tive uma família tradicional brasileira bem estruturada, condição financeira razoavelmente estável e, mesmo quando passamos por perrengues lá em casa, nunca foi nem 0,5% do que a maior parte da população brasileira sofre, afinal, ficar sem Trakinas uma semana não é passar fome. Eu, junto com outras pessoas, poderia me dar o luxo de não me preocupar com quem ganha ou perde uma eleição, já que, proporcionalmente, serei um dos menos afetados. Mas eu me preocupo porque, repito, o mundo não sou eu. E olha só, eu entendo e defendo a pluralidade desse mundo (disse isso ali em cima, não disse?) e, por mais que talvez às vezes eu precise engolir seco e fique puto com argumentos opositores aos meus que não fazem sentido, são opiniões e a gente cresce tentando aprender como debater ideias.

Só que assim, tem um limite.

Quando você acha que tem que privatizar a porra toda é uma opinião, mas achar que assistência aos mais necessitados é “compra de votos” e que gays, negros e mulheres vivem de coitadismo é flertar com a falta de caráter. Quando você diz que a relação público-privada está corrupta e que esse mal precisa ser expurgado é uma opinião, mas não abrir mão de dar um jeito de pagar pra tirar a CNH ou comprar aquele recibo do seu médico favorito pra pagar menos IR é ser corrupto. Quando você acha que 12 anos de um mesmo governo é projeto de poder, mas 30 de outro é competência, é ser, no mínimo, desonesto. Quando você diz que “todo mundo rouba mas o último governo aperfeiçoou isso” é ser caolho. Quando você diz que todos devem ser investigados e punidos nos rigores da lei, mas curiosamente decidiu pensar isso só depois de um espectro político que nunca representou (ou não representa mais), suas visões, você habita a linha tênue que tento expandir abaixo.

Nós (todos nós, enfatizo) não somos reis da coerência, eu sei. É bastante foda, mas mesmo com esses exemplos aí em cima, ainda existe uma brecha (com um pouco de boa vontade, vai) pra conversar, dialogar e até em “concordar em discordar”, mesmo tendo que lidar com a flagrante falta de vontade de buscar contrapontos. Afinal, se você perceber que está falando algo que não é bem a verdade fica ruim, então, melhor não investigar e se amarrar na âncora do seu argumento raso. Agora, usar esses argumentos só como pano de fundo pra esconder que a gente gosta mesmo é de repreensão, unicidade de pensamento, silêncio, cangalha e obediência é de foder e, basicamente, errado.

Você pode ser anti o que você quiser nessa vida, meu amigo, mas não seja imbecil o suficiente pra ser anti você mesmo. Quando você abre mão da sua mínima coerência e bondade como ser humano, deixa de querer que as pessoas tenham um mínimo de dignidade, acha que a solução é emudecer quem pensa diferente e começa a ter que operar contorcionismos lógicos pra convencer a você mesmo de que está certo, de que “vale tudo, desde que não sejam esses caras no poder”, você dá um tiro na própria cabeça, mas culpa a sensibilidade do gatilho.

Existem muitas, mas muitas coisas que ainda precisam melhorar, serem esclarecidas, revistas e mudadas – isso é a vida. Mas se existe um fato concreto é que o caminho é diametralmente oposto ao que se desenha. E não me venha com o papinho de que não havia opções: você nunca teve só duas opções, meu caro, você teve quase 10. Essa é só mais uma máscara pra esconder que, no fundo, você gosta mesmo é de não ter que conviver com quem pensa diferente de você e questiona suas decisões, escondendo isso sob a égide da “canseira da velha política”.

É muito, mas muito assustador ver pessoas que acreditaram que tudo foi um plano e que estávamos a caminho dos anos 50 americanos e que agora acreditam que corremos novamente risco de nos tornarmos tudo foice e martelo. Se você, que se pinta como um cara informado, do bem e adora desfilar sua lógica entre copos de cerveja tivesse afim MESMO de entender o mundo, essa é a primeira coisa que você pararia de repetir que nem um papagaio treinado por um louco. Mas isso é outra discussão.

A realidade é que amanhã todos vamos, livremente, apertar botões pra decidir qual é a sociedade que a gente quer, com direito de votar em A ou B, como fazemos há míseros 30 anos.

Só quero terminar te pedindo pra refletir que em nenhuma das últimas 7 ou 8 vezes você foi votar com a pulga atrás da orelha por não saber se pode ser a última vez que você vai fazer isso, mesmo durante o tal governo comunista que o pessoal conta pra gente. Você também não tinha dúvidas se durante os próximos anos vai poder criticar o governo que você escolher livremente, caso ele te decepcione, se você vai poder questionar porque seu salário não aumenta mas seu chefe continua trocando de carro anualmente ou se você vai poder se expressar livremente sem correr o risco de apanhar.

Mesmo que sua escolha seja em defesa de um bem maior e contra tudo isso que está aí, seja honesto com você mesmo e reflita sobre qual bem maior você tem além da sua própria humanidade.

Eu sempre vou preferir a liberdade pra discordar do que a obrigação de concordar.

0
0